Olhar Diverso por Raquel Ramos Machado

|
23 - outubro 2013
por raquelrmachado na categoria Nossas Conversas

 

 

Estava viajando no dia dos professores e não pude agradecer devidamente as mensagens recebidas. Como sempre é tempo de agradecimento, gostaria de fazê-lo agora.

O professor só existe e tem sentido diante de alunos que desejem aulas, e tenham interesse pelo saber ou por uma mesma realidade a construir, ainda que distintos sejam os valores de cada qual. Num mundo tão cheio de desavenças, esse interesse comum é já elemento a ser valorizado e cultivado. A gratidão, portanto, é minha: obrigada pela companhia de vocês.

Aproveito a oportunidade para dizer algumas palavras adicionais.

A prática do mundo jurídico, muitas vezes com mitos e ritos tão artificiais, encobre várias das maiores preciosidades do Direito: a busca pela pacificação de conflitos, a tentativa de promoção da igualdade, a concretização da dignidade da pessoa humana.

Para fazer valer ideias e ideais é preciso vivê-los. Assim, é que peço: creiam em vocês, plantem no coração o alto valor da dignidade da pessoa humana sobre o qual tanto estudam e aprendem. Ninguém com qualquer cargo que seja ou com elevada condição social é maior que outra pessoa. O detentor de poder que pensa o contrário ignora a própria falibilidade, os ventos tão variantes da vida e o motivo pelo qual detém alguma parcela de poder: servir.

Creiam no espírito e ladrilhem belo caminho. Pessoas valem pelo que carregam na alma.

Também sabendo disso, mantenham-se humildes e valentes para defender esse valor tão essencial a todos.

Da teoria à prática, façamos do nosso país, da nossa sociedade, do nosso agora, o que nos disseram e dizem que será o futuro. Hoje é o melhor dia de praticar a ética, a força.

          (0) votos.
Posts
 
Dezembro
D S T Q Q S S
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Tags