Olhar Diverso por Raquel Ramos Machado

|
21 - dezembro 2013
por raquelrmachado na categoria Nossas Conversas

 

Um dos melhores motivos de ficar adulto é poder conciliar o mundo externo e o interior e ser capaz de firmar a própria personalidade com harmonia e coragem, dizendo, muitas vezes, não aos preceitos sociais.

Talvez por isso tenha sérias suspeitas de pessoas muito convencionais. Geralmente, ou não têm personalidade ou são infantis. Pode ser preconceito. O convencional, quem sabe, é mais bem adaptável. Por enquanto, porém, a experiência própria teima em me revelar o contrário.

O último livro que li tem como personagem principal uma mulher capaz de dizer não à velocidade imposta pela sociedade atual, e à aceitação de que os relacionamentos não precisam de compromisso. Não bastasse isso, ela ainda é uma fadista de sucesso, com tatuagens pelo corpo, numa conciliação própria entre o tradicional e o irreverente, característica presente em todo o livro. Foi maravilhoso conviver com um personagem tão especial durante os dias que percorri cada página de “Dentro de ti ver o mar”, da escritora portuguesa Inês Pedrosa.

O livro é cheio de trechos maravilhosos em estilo de escrita, na análise dos perfis psicológicos, na descrição de cenas eróticas…  Escolhi compartilhar uma dentre tantas, por considerá-la libertadora, nessa época em que predomina a correria para cumprir prazos de fim de ano, prazos que nem se sabe ao certo quem impôs, como a obrigação de concluir compras de Natal.

“Rosa sentia-se anacrônica; concebia a vida como uma maratona impiedosa onde raramente havia tempo para viver um sentimento até o fim. Via os seres humanos como crianças irrecuperáveis, embasbacadas com a última novidade, incapazes de se fixarem por muito tempo ao que quer que fosse, apavoradas com a perspectiva de perderem o ninho ou a face, sem sequer se darem conta da quantidade de faces que transportavam dentro de si. Praticamente ninguém se afoitava a ir mais longe do que seu reflexo no espelho.”

Bom fim de ano a todos, no ritmo desejado por si e não imposto pelo mundo.

* * * *   (1) votos.
Posts
 
Novembro
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Tags